domingo, 21 de outubro de 2012

O rei e o rato!


NO RASTO DE LA FONTAINE
O REI E O RATO

Num dia daqueles de sol
estava O Rei Leão a dormir
a sua sesta diária.
Quando um ratito a fugir
lhe cai diante da cara!
- quem ousa de tal graça
despertar meu sono calmo
irá ver que tal desgraça
e ao destino que lhe mando?
- Fui eu Real Senhor
não o queria despertar!
Mas foi tal o susto que levei
que não sabia por donde me virar!
-Ah..! Reles rato que debaixo de minha
pata não sais!
Só vais direitinho a minha boca!
Pois suculento me pareces!
E nem por todas as preces
teu destino vais mudar!
-Senhor! Senhor!
Oiça-me primeiro com atenção!
Sabeis de minha ágil corrida
e de dentes bem afiados?
Nunca saberá se em sua vida
vai necessitar de meu serviços!
-Que dizes rato tonto?
O que queres é fugir!
Mas pronto!
Se é como dizes!
Esse dia a-de vir!
Não penses que me esqueço!
E na próxima aventura
que te veja por aqui
tal sorte tu não vais ter
muito terás de fugir!
Passadas algumas luas
o destino assim o quis!
A má sorte chegou ao Leão
mas foi o rato acudir
safando o rei da situação!
E de uma armadilha fugir!
Roendo as cordas com precisão
a porta conseguiu abrir!
Saiu de lá o Leão
pensando no que dizer!
- Rato que distinção!!
Quem haveria de crer
um rato salvar um Leão?
-Sim! Sim meu estimado Rei!
Agora tire a conclusão!
Que esta história pode dar!
Que nunca pela vida fora
a ninguém devemos subestimar!

Maria Morais de Sa

Sem comentários:

Enviar um comentário